10 Truques para aumentar a produtividade no trabalho

Compartilhe nas redes!

Empreendedores e executivos de sucesso têm diversas receitas para produzir bastante e não perder tempo com besteira. Alguns acordam de madrugada e vão trabalhar cedo. Assim, eles chegam antes de todo mundo e trabalham sem ser incomodados. Outros entendem que a academia é obrigatória. Também tem quem só coma alimentos saudáveis. O problema é que, para muita gente, acordar cedo, malhar ou comer salada são hábitos tão difíceis quanto trabalhar como um relógio.

Mas há outros hábitos mais fáceis, mas que também podem ajudar o empreendedor a fazer mais em menos tempo. Jeff Haden, colunista do site da revista “Inc.”, listou alguns “truques” para aumentar a produtividade. Segundo ele, qualquer pessoa consegue seguir esses passos e produzir mais. Confira:

1) Deixe o celular longe
Sabe quando você está no sofá, o que está passando na televisão é ruim e o controle remoto está longe? A maioria das pessoas prefere assistir a algo ruim a se levantar. Use o mesmo princípio para não usar o celular enquanto trabalha – deixe-o afastado e fique sem responder as mensagens do WhatsApp por um tempo. Só de não ter acesso ao aplicativo, você já vai ter uma tentação a menos.

2) Desligue os alertas
Agora que o celular está longe, os alertas do aparelho não te incomodam mais. No entanto, ainda há a notificação de novos e-mails e do Facebook e o toque do telefone fixo. Livre-se desses alertas. Mantenha seu programa de e-mails fechado, abrindo-o a intervalos regulares. Faça o mesmo com o telefone. Se o assunto for importante, vão continuar tentando falar com você e poderão fazê-lo quando você estiver livre.

3) Reserve pouco tempo para tarefas importantes
O ser humano tem a mania de só trabalhar a sério quando falta pouco tempo para o prazo final. Pensando nisso, reserve menos tempo do que o normal para entregar o que você precisa. Apesar do esforço maior para terminar a tarefa, o objetivo principal será cumprido: você vai entregar a tempo.

4) Diga não
Você é educado e cortês e não vai deixar de sê-lo ao negar algo a alguém. A reação a um “não” pode ser negativa a princípio. No entanto, no fim das contas, todo mundo sabe que você estava sobrecarregado e não poderia abrir mão do seu tempo.

5) Faça paradas frequentemente
A dica pode até indicar o oposto de um cronograma positivo, mas pense bem: é possível procrastinar sem sair da mesa. Na verdade, não há problema em reservar um tempinho para as redes sociais, ou para bater um papo com um colega de trabalho: a situação só complica quando passamos muito tempo sem produzir. Uma boa técnica consiste em parar por cinco minutos após 25 minutos de trabalho intenso.

6) Pense no tempo livre
Um empreendedor produtivo não se dá bem apenas no trabalho. Quem termina tudo no prazo certo tem mais tempo livre. Portanto, pense na recompensa que você terá ao deixar as tentações de lado e fazer seu trabalho: você vai poder aproveitar a luz do sol, ver amigos queridos e dedicar um tempo à sua família.

7) Siga a “regra dos dois minutos”
Um dos dilemas em um expediente cheio é fazer uma determinada tarefa imediatamente ou deixá-la para depois. De acordo com Haden, a “regra dos dois minutos” é bastante útil nessa decisão: se a tarefa leva menos de dois minutos para ser resolvida, faça-a na hora. Caso contrário, o pensamento de que aquilo precisava ser feito vai ficar “martelando” a sua cabeça, o que atrapalha a concentração do empreendedor.

8) Beba muita água
Tome um belo copo d’água assim que acordar. Com esse simples hábito, você aumenta o metabolismo e consegue produzir mais pela amanhã. Quem bebe água durante o dia sente menos fome e reduz a chance de contrair doenças. Além disso, quanto mais você bebe, mais você vai ao banheiro – ou seja, você se levanta mais e movimenta o corpo.

9) Não pegue pesado no almoço
A dica não tenho conotação estética ou de saúde. É pela produtividade. Um almoço “pesado” destrói a produtividade durante a tarde. Uma dica de Haden é comer uma porção de proteína que caiba na palma da mão, além de vegetais e frutas.

10) Tire uma soneca
É claro que nem todo mundo pode se dar ao direito de um cochilo no meio do horário de trabalho, mas, se possível, reserve alguns minutos para uma soneca. Um rápido repouso aumenta a criatividade e a memória, além de deixar o empreendedor mais focado, dentre outras vantagens.

Fonte: Pequenas empresas e Grandes negocios

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Por meio da Instrução Normativa RFB nº 1.478/2014 - DOU…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top