Ícone do site Contabilidade em Palmas

Como realizar um fluxo de caixa em sua clínica médica?

Passo A Passo De Como Realizar Um Fluxo De Caixa Efetivo Em Sua Clinica Medica Post (1) - Contabilidade em Palmas

Passo a passo de como realizar um fluxo de caixa efetivo em sua clínica médica

Um bom Fluxo de caixa pode ser determinante para o sucesso de uma clínica médica

Preparar um fluxo de caixa para uma clínica médica pode parecer uma tarefa um tanto quanto simples em uma primeira vista, porém, muitas clínicas médicas acabam se perdendo no processo por não realizarem um planejamento adequado para tal ação ou simplesmente por não dar a devida atenção ao fluxo de caixa de seus estabelecimentos.

Para melhor elucidar para você, amigo médico, ao realizar esse processo separamos abaixo algumas informações que podem agregar na aplicação de um bom fluxo de caixa para a sua clínica médica.

Como realizar um fluxo de caixa para sua clínica médica

Abaixo segue alguns tópicos que iremos abordar sobre o que pode ser implementado como idéia para um fluxo de caixa eficiente:

Agora que já conhecemos os tópicos, entraremos em alguns detalhes sobre os tópicos citados acima:

Organizar contas a pagar e contas a receber

O primeiro passo quando se fala em elaborar um fluxo de caixa eficiente para clínicas médicas trata-se de organizar as contas a pagar e consequentemente todas as contas a receber.

É preciso tomar ciência de todo o valor que você irá receber (inicialmente você precisa separar os recebidos dos que ainda espera receber, um bom fluxo de caixa leva em consideração apenas o dinheiro que você possui em mãos, exclua promessas de pagamento até que elas sejam concretizadas).

Sabendo o montante total de recebidos durante o período determinado, compare-o com o valor total de contas a pagar. Caso o valor total recebido seja menor que o valor total de despesas, você precisará urgente trabalhar essa questão.

Entender quais os seus custos fixos e variáveis

Entender quais são os custos fixos e variáveis é determinante para realizar um bom fluxo de caixa, essa medida te dará informações suficientes para que você aplique um plano de ação com uma finalidade específica de melhorar o seu fluxo de caixa no futuro.

Entenda quais são os custos fixos de sua clínica médica, divida-os por categorias, deixe-os bem claros para tomar nota e faça projeções a curto, médio e longo prazo.

O mesmo se aplica aos custos variáveis, procure dividir por categorias para tornar mais fácil o entendimento e tome nota de onde cada centavo é gasto em relação a todos os custos variáveis.

Separar despesas pessoais e despesas da clínica

Um fato muito importante que deve ser evitado e que em algumas clínicas médicas mas que ainda pode ser observado, é deixar o caixa administrativo da empresa se misturar com o caixa pessoal do dono do negócio.

Para realizar um fluxo de caixa profissional e eficiente é necessário dividir os recebimentos e gastos e ter um fluxo de caixa específico para a sua clínica médica.

Preparar um plano de reservas

Por fim, preparar um plano de reservas para ter uma margem de ação frente a qualquer necessidade ou imprevisto é fundamental, comece guardando um valor mensal e reservando esse valor em uma conta separada como fundo de reserva. 

Você pode começar com um valor baixo e aumentando gradativamente. 

Conte conosco da Planej Contabilidade

Para te ajudar não somente com o fluxo de caixa da sua clínica médica, entre em contato conosco! 

Somos especializados em diversas áreas contábeis incluindo a área de saúde.

Conte com quem melhor entende o seu negócio. 

Possuímos uma equipe especializada para melhor atender o seu negócio e te aconselhar de forma muito mais assertiva.

Entre em contato conosco através do botão do WhatsApp localizado logo abaixo no canto direito da sua tela.

QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA CLÍNICA MÉDICA

Classifique nosso post post
Sair da versão mobile