5 passos para administrar melhor o seu tempo em 2015

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É comum começar o ano com sonhos ambiciosos. Para 2015, você já pode ter estabelecido como meta mudar de emprego, conseguir uma promoção ou fazer uma pós no exterior.

Nada disso vai se concretizar, porém, se você não vencer o maior vilão de todas as resoluções de Ano-Novo: a má administração do tempo.

Segundo a professora Andrea Piscitelli, da FAAP, muitos profissionais sentiram 2014 voar – e a culpa não é do relógio.

É verdade que, no ano passado, o brasileiro esteve mais atribulado do que o normal graças a eventos como a Copa do Mundo e as eleições. Mas não vale culpar esses fatores externos pela correria, na opinião da professora.

“A sensação de ter vivido um 2014 acelerado tem muito mais a ver com objetivos mal dimensionados e expectativas pouco realistas”, diz Andrea. “Acabamos atropelando as nossas próprias prioridades”.

De bem com o calendário
Em 2015, um ano duro para a economia, os profissionais terão que encarar metas desafiadoras com menos recursos. “Mais do que nunca vamos precisar assumir a responsabilidade pelo nosso próprio tempo”, diz Andrea.

Veja a seguir 5 lições da professora para manejar o seu calendário de forma mais hábil no novo ano:

1. Escolha suas prioridades para 2015
Passadas as festas, vale fazer um balanço de cabeça fria sobre 2014. O que deu certo? O que deu errado? Quais objetivos ainda precisam ser conquistados?

Essa reflexão serve para definir que atividades merecerão a maior porção da sua agenda neste ano. Para cada meta, é fundamental estabelecer um prazo.

2. Bloqueie áreas da agenda para assuntos nobres
Definidas as metas mais importantes para o ano, o ideal é deixar um tempo obrigatoriamente reservado para elas toda semana.

“Se você não fizer isso, corre o risco de se render a tarefas operacionais exigidas no dia a dia, que parecem urgentes e inevitáveis, mas que não contribuem com o seu futuro”, diz Andrea.

3. Não ceda aos imprevistos
Administrar o tempo exige firmeza. “O profissional precisa ser quase obsessivo, é algo como o exercício diário de um atleta”, afirma Andrea.

Disciplina é importante, sobretudo, na hora de encarar as surpresas do cotidiano. Segundo a professora, é perfeitamente válido negociar, adaptar e remanejar tarefas diante de emergências e imprevistos. O problema é anular toda a sua programação por causa deles.

4. Adote um único “assistente”
Guardar seus compromissos na memória é impensável, na opinião de Andrea. “É muito difícil manter a sua organização sem um assistente para a gestão de tempo, digital ou não”, diz.

De aplicativos para smartphones à boa e velha agenda de papel, vale tudo. O importante é não deixar o seu cronograma “espalhado” em vários suportes ao mesmo tempo. “O ideal é escolher apenas um recurso e centralizar a sua vida nele”, afirma a professora.

5. Considere buscar um mentor
Dependendo das suas necessidades, talvez seja interessante buscar a ajuda de outra pessoa para gerenciar o seu tempo.

Colegas mais velhos, amigos, coaches e consultores podem ser um ponto de apoio importante. “Pode ser muito útil contar com alguém mais experiente para avaliar as suas metas e ter um norte mais produtivo”, diz Andrea.

Fonte: Exame.com

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