A Essência da Liderança

Compartilhe nas redes!

Um mestre e seus discípulos caminhavam por uma estrada e, quando atravessavam uma pequena ponte, avistaram um escorpião sendo arrastado pelas águas.

O mestre então correu pela margem do rio e tentou por várias jogar o bichinho pra fora da água com a mão, mas a cada tentativa o escorpião tentava picá-lo. O mestre então voltou e pegou um ramo de árvore, correu novamente pela margem, alcançou o escorpião e o salvou.

Quando o mestre voltou pra junto de seus discípulos, que haviam assistido àquela cena de “camarote”, um deles perguntou:

– Mestre, por que tanto trabalho pra salvar esse bicho ruim e venenoso? Viu como ele respondeu à sua ajuda? Tentou picar a sua mão várias vezes! Ele não merecia sua compaixão! Que o deixasse afogar! Seria um a menos pra atrapalhar!

O mestre então respondeu:

– Ele simplesmente agiu conforme sua natureza, e eu, de acordo com a minha.

O dia a dia do líder não é simples nem fácil. A pressão por melhores resultados, urgências, imprevistos, as coisas que não saem exatamente como planejado, pessoas que oscilam em sua motivação e engajamento, regras que mudam no meio do jogo, mercado instável, enfim, são muitos os motivos que levam o líder a distrair-se e desviar-se de sua própria essência e da essência da liderança, demonstrando comportamentos e atitudes que não fazem parte de nenhuma delas.

Um exemplo bem simples e, infelizmente, comum, é a mentira. Se fizermos a seguinte pergunta aos líderes: “Mentir faz parte da sua essência e dos seus valores?”. Não tenho dúvidas de que a grande maioria dirá um “Não” convicto. Se em seguida perguntarmos: “Então, porque você mente?”, provavelmente as respostas e justificativas serão as mais diversas, contudo, o afunilamento dessas respostas nos leva a duas conclusões básicas:

Primeira:O ambiente, o cotidiano e as situações têm sido mais fortes do que sua clareza e convicção sobre sua própria essência e valores. Em outras palavras, sua identidade com ser humano não é forte o suficiente para fazer com que sua essência e valores prevaleçam sobre as situações, por mais difíceis que possam ser.

E agindo assim, o líder demonstra uma característica matadora para sua liderança: Falta de Integridade, porque diz acreditar em uma coisa e faz outra, perdendo a confiança de seus liderados. E como você já sabe, sem confiança não existe liderança. Pode até ser que as pessoas te obedeçam porque você é o chefe, mas raramente te seguirão se você não construir uma relação de confiança com elas.

Segunda:Agir contra sua natureza e seus valores o afasta da Essência da Liderança, que não está no uso do poder e da influência para obtenção de honra e benefício pessoal, mas no comprometimento com a sua própria vida e a vida daqueles que estão à sua volta, traduzida em princípios, valores e atitudes que produzam o desenvolvimento deles.

Por isso, busque ter clareza sobre sua identidade, sobre quem você quer ser como ser humano e líder, e sobre o impacto que quer causar na vida das pessoas e no mundo. Estabeleça princípios e valores sólidos que o(a) ajude a tomar decisões baseadas naquilo que você acredita, e não no que as situações o(a) convidam a fazer, porque a verdadeira essência da liderança está em agir com amor, caráter e integridade.

“Antes de ser um bom líder, é preciso ser um bom ser humano” (Marco Fabossi)

Fonte: Aleixo & Associados

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Muito se fala sobre a importância da inovação para o…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top