Fluxo De Caixa: Como Diminuir Ao Máximo Os Impactos Da Crise?

Vejacomofazerumfluxodecaixaesalvarsuaempresa Post (1) Notícias E Artigos Contábeis Em Palmas To | Planej Contabilidade - Contabilidade em Palmas

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Como Fazer Um Fluxo De Caixa Eficiente E Que Diminua Efetivamente Os Prejuízos Da Crise Atual?

Entenda Como Realizar Um Fluxo De Caixa Minucioso E Diminua Ao Máximo Os Impactos Negativos Que A Crise Trouxe Para A Sua Empresa!

Você já tentou diversas estratégias para vencer a crise e, no final, a sua única resposta foi a frustração?

Talvez, a sua estratégia estava excelente e, na verdade, o problemas estavam mais ao fundo…

Afinal, o seu empreendimento é permeado por diversos processos e, se houver uma falha em qualquer um deles, não existe estratégia que dê certo.

E, por isso, vamos falar de um processo que, na grande maioria das vezes, é o culpado pela ineficiência das suas estratégias: o seu fluxo de caixa. 

Portanto, vamos mostrar como esse aspecto pode ajudar para que as suas estratégias, que objetivam diminuir os impactos da crise, não apenas deem certo como também sejam fortalecidas por esse processo.

Como Fazer Um Fluxo De Caixa Que Consiga Reduzir Os Prejuízos Que A Crise Trouxe Para Uma Empresa?

Mesmo que você já tenha feito uma análise de fluxo de caixa anteriormente para a sua empresa, com a crise, ela pode estar obsoleta.

Então, se você quiser que suas tomadas de decisão sejam embasadas e diminuam ao máximo os prejuízos que a crise trouxe, siga as nossas dicas à risca!

Categorize Suas Entradas E Saídas

Sabemos que é tentador ir direto separar as suas contas a pagar e a receber, pegar papéis e outros acordos que estão à sua disposição, mas tenha calma!

Afinal, esse passo é importante para determinar a efetividade do seu fluxo de caixa e, portanto, não apenas deve ser feito antes de tudo, mas deve ser feito com cuidado e atenção aos detalhes.

Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é separar as duas grandes categorias: entradas e saídas.

Depois disso, separe, de fato, a origem ou o destino do dinheiro que entra no seu caixa. 

Dica: para otimizar ainda mais o seu fluxo de caixa e reduzir a inadimplência da sua parte e de seus devedores, faça uma separação entre os gastos e receitas fixos (que ocorrem todo mês) e os variáveis (que não possuem previsibilidade).

Registre Suas Entradas E Saídas

Agora sim! Pegue os documentos cabíveis e comece a registrar os valores de entrada e saída.

Inclusive, é recomendável que você comece pelos seus gastos e receitas fixas, dessa forma, sua empresa coloca prioridade nos seus compromissos recorrentes — como aluguel, salário dos funcionários, etc.

Se você não possui todos os valores em mãos ou, então, possui um que apresenta uma variação de preço, registre os valores aproximados de cada transação, dessa forma, é possível contabilizá-los e não ser pego de surpresa.

Corrija Os Valores Aproximados Que Puder

Assim como citamos, nem sempre é possível ter o valor referente a uma transação, por isso, é necessário registrar um número que se aproxime do real.

Contudo, uma vez que você o tenha, não se esqueça de corrigi-lo!

Analise Com Cuidado Cada Informação

Por fim, chega a hora de você fazer do seu fluxo de caixa uma ferramenta para reduzir efetivamente os prejuízos que a crise atual trouxe para a sua empresa.

Ao realizar uma análise dos dados que foram registrados, é possível identificar despesas a mais que surgiram com a pandemia, o seu novo rendimento e como está a saúde financeira do seu negócio.

Então, com todas essas informações em mãos, você precisa fazer algo decisivo: adaptar o seu empreendimento à situação atual (de crise) e a do seu caixa.

Para isso, é necessário ter muito cuidado, afinal, o que pode parecer uma boa decisão, na verdade, pode ser um “tiro no pé” e, a fim de evitar isso, sua empresa precisa de uma análise aprofundada.

Mas, Se Quiser Uma Análise Mais Aprofundada, Você Vai Precisar De Especialistas…

E para ter maior precisão na sua análise, você pode contar com a Planej!

Nossa contabilidade está há mais de 24 anos no mercado apoiando, aconselhando e protegendo nossos clientes, e a sua empresa pode desfrutar dessa facilidade também!

Basta entrar em contato com um de nossos profissionais contábeis para fazer uma análise que, com certeza, vai virar o jogo da crise ao seu favor! 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Governo libera desconto de até 50% para empresas com dívidas…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat