Agora, quem quiser consultar informações restritas de empresas com CNPJ, terá acesso às informações através da própria Receita Federal.
Anteriormente, já eram disponibilizadas informações como nome, endereço, atividade principal, se está ativa ou não. Agora estão disponíveis o quadro societário, capital social, telefone e e-mail de contato.
A medida tem prós e contras. É positiva, pois facilita a pesquisa dessas informações, que muitas vezes são cruciais para conduzir processos de regularização por exemplo, mas negativa também, pois expõe demais dados particulares que podem ser usados de má fé contra a empresa.
Dessa forma, aconselha-se que as empresas fiquem mais atentas com os e-mails recebidos, pois a tentativa de roubo de informações com vírus pode aumentar. Propagandas, divulgações de produtos e entre outros deverão ser excluídos da caixa de e-mail.
Ressalta-se que a Receita Federal não manda e-mails de forma alguma. Existe um ambiente eletrônico próprio para consultas de mensagens da Receita chamado Domicílio Eletrônico do Contribuinte, acessado por login e senha.
Em tempos digitais, os golpes também diversificam. Pode acontecer da pessoa receber um e-mail na conta da empresa, chamando-a pelo nome e a mesma não desconfiar que trata-se de um golpe.
Fique atento!
Fonte: http://blogskill.com.br/golpes-ficarao-frequentes-empresas-snpj-atencao-receita-federal-informacao-dados/?utm_source=Mailing+Geral&utm_campaign=0a17c78c0f-InfoSkill_2015_13&utm_medium=email&utm_term=0_b66f220518-0a17c78c0f-109539733#.VPcVb5U5D8Z