O que vale mais em uma empresa: os bens tangíveis ou os intangíveis?

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Uma dúvida pertinente em todos os empresários que decidem avaliar ou comercializar a empresa é sobre o que vale mais quando se decide passar o negócio adiante. Afinal, o investimento em máquinas e estoque são mais rentáveis que a marca, clientela formada ao longo dos anos, reputação e tempo de atuação da empresa?

A questão complexa acima não pode ser respondida tão facilmente como muitos acreditam. “Avaliar minuciosamente os detalhes da empresa através de metodologias que comprovem o verdadeiro valor dos bens tangíveis e intangíveis será sempre o mais aconselhado, em qualquer circunstância”, esclarece Batista Gigliotti, master franqueado para o Brasil da Sunbelt Business Brokers, a maior empresa de intermediação de negócios no mundo.

Apesar de os valores tangíveis serem mais fáceis de avaliar e gerenciar, dar a mesma atenção às questões intangíveis potencializa o valor da empresa. “Carteira de clientes, marca reconhecida no mercado que atua – seja no bairro ou na cidade – e reputação positiva é o sonho de todo empreendedor, por isso, estes pontos significam muito na avaliação de uma companhia”, diz Gigliotti.

Outros itens como parcerias, contratos de exclusividade, mailing de clientes separado por perfil e uma lista de consumidores inativos são itens que também representam muito para uma organização e, em algumas ocasiões, não é dado o devido valor.

O consultor salienta que “o valor tangível da marca, como estoque da empresa, maquinários, faturamento e lucro dos últimos meses, comprovados por balanços ou não, também são importantes para chegar ao valor mais justo de mercado de uma organização”.

“Tangível ou não, conhecer a companhia como um todo e avaliar o que cada um dos itens acima – e diversos outros não citados – pode representar significa muito para o futuro da empresa, independente do segmento que atua ou de seu porte”, conclui o especialista.

Por Batista Gigliotti

Fonte: Administradores

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de fevereiro…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat