Uma dúvida pertinente em todos os empresários que decidem avaliar ou comercializar a empresa é sobre o que vale mais quando se decide passar o negócio adiante. Afinal, o investimento em máquinas e estoque são mais rentáveis que a marca, clientela formada ao longo dos anos, reputação e tempo de atuação da empresa?
A questão complexa acima não pode ser respondida tão facilmente como muitos acreditam. “Avaliar minuciosamente os detalhes da empresa através de metodologias que comprovem o verdadeiro valor dos bens tangíveis e intangíveis será sempre o mais aconselhado, em qualquer circunstância”, esclarece Batista Gigliotti, master franqueado para o Brasil da Sunbelt Business Brokers, a maior empresa de intermediação de negócios no mundo.
Apesar de os valores tangíveis serem mais fáceis de avaliar e gerenciar, dar a mesma atenção às questões intangíveis potencializa o valor da empresa. “Carteira de clientes, marca reconhecida no mercado que atua – seja no bairro ou na cidade – e reputação positiva é o sonho de todo empreendedor, por isso, estes pontos significam muito na avaliação de uma companhia”, diz Gigliotti.
Outros itens como parcerias, contratos de exclusividade, mailing de clientes separado por perfil e uma lista de consumidores inativos são itens que também representam muito para uma organização e, em algumas ocasiões, não é dado o devido valor.
O consultor salienta que “o valor tangível da marca, como estoque da empresa, maquinários, faturamento e lucro dos últimos meses, comprovados por balanços ou não, também são importantes para chegar ao valor mais justo de mercado de uma organização”.
“Tangível ou não, conhecer a companhia como um todo e avaliar o que cada um dos itens acima – e diversos outros não citados – pode representar significa muito para o futuro da empresa, independente do segmento que atua ou de seu porte”, conclui o especialista.
Por Batista Gigliotti
Fonte: Administradores