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Veja como fazer a folha de pagamento dos colaboradores da sua clínica médica sem erros!
Com este passo a passo, a folha de pagamento não será mais uma complicação na gestão da sua clínica!
No fim do mês, a sua clínica médica fica em uma correria para lidar com os atendimentos e os processos mensais de fechamento?
Essa é uma realidade muito comum, contudo, hoje, vamos simplificar um desses processos para você!
A folha de pagamento é crucial para sua clínica e para os seus colaboradores, portanto, preparamos um passo a passo para te mostrar como elaborar esse documento sem erros.
Folha de pagamento para clínicas médicas
Como qualquer negócio em que exista uma relação trabalhista formal, a folha de pagamento é uma obrigação a ser cumprida, que tem como finalidade principal evidenciar o pagamento de salário, com os devidos descontos e cumprimento de direitos.
Assim, a sua clínica médica consegue evidenciar o cumprimento do que foi acordado com os trabalhadores e com o que está previsto na CLT, bem como o colaborador tem em mãos uma comprovação do cumprimento de seus direitos.
Entretanto, sabemos que a elaboração desse documento demanda tempo, atenção e cuidado, sendo assim, preparamos um passo a passo para simplificar esse processo e garantir que você não esqueça de nenhuma etapa.
Passo a passo para a elaboração da folha de pagamento
Antes de partimos para cada passo, é importante ressaltar a importância de ter o apoio de uma contabilidade para a elaboração deste documento, afinal, é algo diretamente ligado às finanças da sua clínica e é crucial para evitar problemas e até mesmo processos trabalhistas.
1. Dados
A folha de pagamento deve conter tantos os dados da sua clínica médica como do colaborador.
Os principais dados que precisam constar são:
- CNPJ da clínica;
- Nome;
- Endereço;
- CPF do colaborador;
- Função exercida;
- Base salarial.
Outros dados podem ser evidenciados para maior especificação.
2. Horas trabalhadas
É preciso ter um controle das horas trabalhadas por cada colaborador, comumente feito por um sistema de ponto.
Sendo assim, é preciso levantar quais foram as horas que o colaborador trabalhou e fazer o cálculo total.
Aqui, é importante se atentar aos atrasos, considerar folgas, feriados e, também, as horas extras.
3. Descontos
Existem dois tipos de descontos:
- Os obrigatórios, que têm uma finalidade;
- Os ocorridos por faltas e atrasos.
Ambos devem ser considerados e evidenciados.
Os obrigatórios se referem ao INSS, VT e demais benefícios oferecidos, enquanto os de responsabilidade do colaborador são justamente as faltas e atrasos que já mencionamos.
4. FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito que garante a seguridade do colaborador e não é descontado de seu salário.
É responsabilidade da sua clínica médica o pagamento, com alíquota de 8%.
5. Salário líquido
Por fim, com todos esses dados levantados, calculados e evidenciados na folha de pagamento, é possível obter o salário líquido, que efetivamente chega ao colaborador.
Todos os passos anteriores são fundamentais para deixar claro de que forma se chegou a este valor.
Descomplique de vez este processo!
Já te oferecemos um passo a passo para simplificar, porém, é possível tirar essa preocupação das suas costas!
Com o suporte contábil, que é importantíssimo, você tem a elaboração da folha de pagamento realizada por quem é especialista em cuidar dos número da sua empresa e pode garantir completa conformidade.
Para isso, você pode contar conosco, da Planej, pois, além de profissionais contábeis, somos especialistas na sua área de atuação.
Sendo assim, não hesite em contar conosco.