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Entenda os principais aspectos sobre a legislação trabalhista e mantenha a conformidade da sua clínica médica!
Saiba o que você deve se atentar sobre a legislação trabalhista para se manter distante de processos!
Para que a sua clínica médica se mantenha sempre em plena atividade e atendendo com excelência o máximo de pacientes possível, todas as pessoas que colaboram para o funcionamento da clínica precisam estar engajadas.
Dessa forma, é crucial sempre estar em dia com as obrigações previstas na legislação trabalhista, que direcionam tudo que precisa ser feito na relação com seus colaboradores.
Contudo, sabemos que conciliar isso com todas as outras atividades da clínica que você precisa lidar não é algo fácil…
Mas é justamente por isso que preparamos este artigo, para tratar dos principais aspectos da legislação trabalhista que você precisa saber para garantir a conformidade da sua clínica.
Legislação trabalhista – O que é e como funciona?
A legislação trabalhista é o conjunto de leis que rege as relações de trabalho entre empregadores e empregados.
Com isso, ambas as partes têm seus direitos e deveres definidos, os quais devem ser cumpridos para que não ocorram problemas.
Você, com gestor de clínica médica, precisa se atentar quanto à legislação trabalhista para que tudo seja realizado da forma adequada, evitando, assim, processos trabalhistas que podem prejudicar o futuro da clínica.
Principais aspectos da legislação trabalhista
Tendo evidenciado o que é, como funciona e, consequentemente, a importância, vamos aos principais aspectos da legislação trabalhista que você deve se atentar e cumprir:
- Piso salarial para médicos;
- Jornada de trabalho;
- Horas extras;
- Adicional noturno;
- Insalubridade;
- Periculosidade;
- FGTS;
- 13º salário;
- Férias;
- Recolhimentos previdenciários; entre outros.
Todos esses aspectos são cruciais quando se trata de uma clínica médica e é preciso cumprir com todos que forem necessários para garantir a conformidade com a legislação.
Vale ressaltar que as suas obrigações trabalhistas podem variar de acordo com o modelo de contratação, se for CLT, existem certas especificidades e, caso seja Pessoa Jurídica, existem outras.
Por isso, o ideal é sempre ter suporte para garantir que tudo seja cumprido da forma adequada.
Dicas para se manter em dia com a legislação trabalhista
Agora que você já conhece os principais aspectos, vamos te dar algumas dicas de como se manter sempre em dia:
- Entenda os modelos de contratação que você admite;
- Tenha controle sobre quais são todos os colaboradores da clínica;
- Atenção com a folha de pagamento;
- Atenção com os cálculos de benefícios e aspectos como insalubridade e periculosidade;
- Contar com suporte de especialistas.
Tudo isso é crucial para que você não tenha problemas com essa questão.
Conte com a Planej Contabilidade!
Para garantir o pleno cumprimento das suas obrigações com a legislação trabalhista e também garantir a conformidade da sua clínica com outros aspectos cruciais, como fiscal e contábil, você pode contar conosco, da Planej Contabilidade!
Nossa equipe é especializada em contabilidade para clínicas médicas e estamos preparados para dar todo o suporte que você precisa.
Sendo assim, não hesite em contar conosco para garantir o cumprimento adequado das suas obrigações e usufruir da tranquilidade necessária para focar na demais atividades da sua clínica!