Você já deve ter sido surpreendido com um anúncio depois de procurar por algum produto ou serviço na web, promovendo exatamente aquilo que você estava procurando. Não é coincidência. Você é constantemente vigiado na web pelas grandes empresas de tecnologia, que possuem recursos extremamente sofisticado para ficar por dentro dos interesses dos usuários.
Abaixo estão os métodos utilizados por Google, Facebook e Apple para rastrear a navegação dos usuários.
Para ver o que seus usuários fazem pela web, o Facebook utiliza um sistema chamado SSO (Single Sign-On), que possibilita o uso das credenciais da rede social em sites de terceiros e aplicativos. Quando você faz isso, o Facebook é capaz de ver, seguir e catalogar seus destinos na web, o que ajuda a definir os anúncios apresentados para você.
Os aplicativos do Facebook, como Instagram, WhatsApp, o Messenger e todos os outros desenvolvidos ou adquiridos pela empresa ajudam o fluxo de dados sobre o usuário, permitindo o direcionamento mais preciso de anúncios, que, consequentemente se tornam mais valiosos, mesmo que estes apps por si só não apresentem publicidade.
Recentemente, a empresa também anunciou sua própria rede de publicidade chamada Atlas, com o objetivo de exibir anúncios em outros sites, fora do Facebook, e em aplicativos móveis. Atualmente, todo o ecossistema da empresa resulta em posts patrocinados e anúncios apenas em sua própria rede social.
A empresa também confia no SSO para rastrear seus usuários, o que significa que ao fazer login no Google, você está ligado a toda a rede da empresa.
Além disso, o Android também liga cada usuário a um identificador para anúncios. Os serviços de publicidade da empresa, o AdSense, AdMob e Doubleclick, puxam este identificador para servir publicidade na rede de banners do Google. A empresa também compila os dados do que você faz no YouTube, no Gmail e no buscador para criar seu histórico digital. Sim, os sites que você visita dizem muito sobre você, e o Google aproveita isso para vender publicidade.
Apple
A Apple também tem seus meios de seguir seus usuários, que dependem do seu endereço de e-mail utilizado para os serviços da empresa no iOS e o Mac OS X, e sua conta no iTunes, que registra suas transações na loja e no ecossistema.
O seu login é ligado ao IDFA, um identificador para anunciantes, um número único ligado a cada um dos aparelhos iOS. Os anúncios servidos pela rede de publicidade iAd permitem a identificação do usuário que recebe o anúncio, o que permite conhecer tudo mais que a pessoa faz dentro do ecossistema.
Fonte: Aleixo & Associados/Olho Digital