4 erros que impedem sua empresa de crescer

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Reconhecer os erros que a empresa comete é o primeiro passo para alcançar o sucesso. Desorganização financeira, falta de planejamento, equipe desmotivada são alguns exemplos de erros que podem leva a estagnação de um negócio. O importante é ser objetivo na análise dos problemas que o empreendimento enfrenta e tomar as medidas necessárias para superá-los.

Pensando nisso, listamos abaixo os quatro erros que impedem sua empresa de crescer.

Desorganização financeira

Organização financeira é crucial para um negócio promissor. O controle financeiro precisa ser eficiente e preciso. Não é tarefa fácil e requer atenção.

Para realizar essa tarefa, existem softwares financeiros e aplicativos que facilitam o trabalho — como o ContaAzul, um software de gestão completo. O ContaAzul é um desses sistemas que fazem os empreendedores ganharem tempo no controle financeiro e organização das finanças.

Contar com relatórios apurados e realistas sobre a atual situação financeira da empresa também ajuda no momento de pôr a ordem na casa. Isso serve para embasar as decisões comerciais futuras, como a eventual tomada de empréstimos e realização de investimentos.

Falta de plano de negócios

Falando em decisões futuras, essas devem fazer parte de um plano geral de negócios. Normalmente, baseia-se o plano de negócios na missão da empresa, que indicará os objetivos gerais traçados por seus fundadores. Ao ter objetivos claros em mente, é possível traçar um plano que reflita, ao mesmo tempo, a atual situação financeira da empresa e as metas traçadas pelo plano.

Pagar todas as dívidas referentes ao capital inicial, ou tomar um empréstimo para alavancar a produção? Contratar mais funcionários ou reorganizar a estruturação produtiva da empresa? Esses são questionamentos que devem ser respondidos por meio de um plano de negócios detalhado e realista.

Equipe desmotivada

Uma empresa é feita de pessoas. São elas que estão comprometidas e na frente de muitas metas e estratégias que uma empresa realiza no plano de negócios. Uma equipe desmotivada é como se a empresa não tivesse braços nem pernas. É sempre recomendável que reconhecer e elogiar trabalhos bem feitos seja por meio de avaliações de desempenho, e-mails corporativos ou mesmo pessoalmente.

O importante é que o funcionário não se sinta desmotivado e excluído da missão da empresa. Ao contrário, deve-se encorajar o espírito de equipe e a vontade de contribuir com o sucesso da empresa.

Fofoca e intrigas também são problemas a enfrentar no ambiente de trabalho. Normalmente, elas acarretam desavenças, queda de produtividade e ressentimentos. Não permita que ocorra esse tipo de comportamento na empresa e trabalhe para construir um ambiente profissional e saudável.

Foco no lucro sem pensar em reduzir gastos internos

Talvez esse seja um dos principais erros cometidos por micro e pequenos empreendedores. Lucro, por definição, é a diferença entre a receita total e os custos da empresa.

Ou seja, há dois fatores nessa equação! Reduzir os custos é também uma forma essencial de aumentar o lucro. Assim, é preciso refletir sobre a estrutura produtiva do negócio e analisar onde poderão ser feitas reduções de gastos.

Normalmente, medidas simples podem ser a solução para esse problema, como a substituição de equipamentos por modelos mais econômicos, ou a alteração da disposição do layout da empresa, para aumentar a produtividade.

Há empresas que se especializam na prestação de consultoria para análise e propositura de medidas de redução de gastos corporativos. Procure saber mais sobre o assunto, consulte um especialista e tente você também, aumentar os lucros de sua empresa dessa forma.

Comentários

Marcelo Del Trejo · Quem mais comentou · Consultor na empresa FLOW Consultoria Empresarial – Ma ringá

Acrescentaria a esta lista “Foco nas vendas sem observar CORRETAMENTE a lucratividade”

Laura Lopes · São Paulo

Fonte: Aleixo & Associados

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Você já deve ter sido surpreendido com um anúncio depois…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat